https://minhasplantas.com.br/blog/substrato/
Moscas de fruta
É necessário tomar certo cuidado quando você for colocar cascas de frutas como banana e mamão na composteira. Isso porque, dependendo da regulação da umidade, as cascas atraem as famosas moscas de frutas da espécie Drosophila. Esses insetos incomodam muito e colocam ovos em resíduos de cascas, que, quando jogados na mistura, podem brotar. Por isso, o ideal é regular a umidade e, ao gerar o resíduo, deixá-lo em um recipiente fechado até ser introduzido na composteira.
Mas, no caso das moscas aparecerem, é recomendável o uso do repelente de neem, uma árvore que possui diversos benefícios para a saúde e o meio ambiente (…).
Outra dica para afastar as moscas é fazer um chá concentrado de capim limão e borrifar na mistura. E sempre regular a umidade, mas não utilize nenhum tipo de veneno para espantar as moscas.
Outra dica é passar óleo de citronela nas paredes das caixas pelo lado de fora, para manter os insetos distantes, já que a citronela é um excelente repelente natural (aproveite para ver mais exemplos na matéria “Seis tipos de plantas funcionam como repelente natural de insetos”). Além disso, existe uma armadilha natural para as moscas e que pode ser feita em sua residência com materiais simples, veja como fazer uma armadilha com garrafa PET na matéria
Faça você mesmo: armadilha ecológica contra moscas”.
Para reduzir o aparecimento dessas mosquinhas indesejáveis, é possível também adicionar uma camada reidratada de fibra de coco na superfície da composteira. Para saber mais informações leia a matéria “Dicas para quem deseja se livrar das moscas drosófilas em composteiras”.
Larvas de moscas
As famosas larvas brancas que surgem na composteira sem explicações podem ser advindas justamente dessas moscas de frutas que são atraídas pela alta umidade do composto. Muitas pessoas entram em desespero quando veem essas larvinhas achando que toda a compostagem estará perdida, mas muita calma. Por serem larvas e ainda não terem a maturidade suficiente, esses bichinhos indesejados acabam morrendo e virando composto, já que, em determinados momentos da decomposição, a temperatura aumenta consideravelmente e as minhocas fogem para lugares mais frescos deixando essas larvas para serem “decompostas”.
Uma alternativa para evitar que as moscas ponham seus ovos no composto é utilizar telas de proteção para os casos da necessidade de manter a composteira aberta por muito tempo.
Outro cuidado fundamental é verificar se os restos de alimentos já não estão contaminados ao colocá-los dentro da composteira. Veja mais na matéria “Moscas e larvas na composteira doméstica: causas e soluções para o problema”.
Mas se ainda assim as larvas brancas aparecerem, fique tranquilo: elas auxiliam as minhocas quebrando as moléculas de resíduos em moléculas menores, facilitando a digestão das mesmas. Além da tela, um controle da população dessas larvas pode ser feito revirando o composto a cada dois ou três dias, mantendo o material mais novo misturado ao mais antigo.
https://www.trapp.com.br/pt/compostagem/106590/
Manuais de COMPOSTAGEM:
http://www.resol.com.br/cartilhas/compostasp_pdf_site.pdf
https://www.pegadasguimaraes.pt/wp-content/uploads/2020/12/Manual-de-Compostagem-1.pdf